Confira o que rolou na Expomusic 2016!

29843317006_23f59fd981_o

Após duas tristes edições (2014 e 2015) da Espomusic, a maior feira do setor da música da América Latina voltou reformulada, ganhou novo gás e muitas “good vibes” (energias positivas)!

Pois é, a crise também chegou para o segmento musical e nos últimos dois anos, ela calou os violões e os sorrisos dos visitantes e dos expositores que povoavam os corredores do evento.

O impacto foi tão grande que gerou dúvidas sobre a realização da edição desse ano e fez com que grandes mudanças ocorressem. Ainda bem que foram positivas e quem acompanha há muitos anos ficou surpreso com a reação (inclusive eu, que a visito desde 1996 e cubro desde 2006).

A primeira providência tomada pela Francal (empresa realizadora da feira) foi a mudança do local, que migrou dos pavilhões do Expo Center Norte para o Anhembi. Isso permitiu que novos ares envolvessem o evento e removeu os padrões de comparação com o formato anterior. A área expositiva continuou sendo interna, mas agora em apenas 9 mil m2, pois ela chegou a ter mais de 30 mil m2 nos áureos tempos de alta da economia e de baixa do dólar, porque grande parte dos instrumentos e equipamentos são importados.

Esses dados podem parecer negativos, mas isso minimizou os custos para que as empresas pudessem expor (tanto na aquisição do espaço quanto na montagem dos stands) e todos os empresários com os quais conversei se manifestaram contentes com a redução do investimento, tornando mais confortável as suas presenças no evento.

Mas a maior diferença foi proporcionada pela adição de espaços externos ao pavilhão de exposições, o que era impossível no recinto anterior e agora se tornou viável no Anhembi. Desta forma, foi criado um palco na área externa do local, com cobertura para o público, onde se apresentaram inúmeras atrações. Outro espaço adicionado ao evento foi o auditório Elis Regina, onde outra grade repleta de apresentações aconteceu. Esses dois novos espaços para shows se tornaram complementares à exposição de instrumentos e equipamentos de áudio, tornando a feira mais cultural, já que ela acabou se tornando mais acessível ao público leigo e deu oportunidade a 80 novos talentos (bandas, músicos e artistas) e mais 16 grupos escolares, além dos nomes consagrados que usualmente já visitam e se apresentam na feira!

Dentre esses grandes músicos estão: Ivan Lins, Pepeu Gomes, Rodrigo Suricato, Big Time Orchestra e Serial Funkers (ambas bandas do Super Stars da Rede Globo), os guitarristas Tomati, Edú Ardanuy, Faíska, Mozart Mello, Marcinho Eiras e Andreas Kisseer, o cantor do The Voice Brasil – Dom Paulinho Lima, Caco Grandino (baixista do NX0), Régis Tadeu (jurado do Raul Gil), o baterista Paulinho Sorriso e muitos outros grandes músicos e instrumentistas brasileiros.

Também vale salientar a inauguração do Expo Music Talks, anfiteatro aberto que foi colocado dentro da feira e onde foram realizadas inúmeras palestras. Como o evento é bastante barulhento, os espectadores recebiam fones de ouvidos para poder ouvir os palestrantes e debatedores. Também gostei bastante desse espaço porque era possível estar na feira e ver quais palestras aconteciam em cada momento. Sem ter que me programar com antecedência assisti duas: Uma promovida pela revista Sound on Sound (sobre sonorização) e outra com músicos participantes de grandes programas de TV, onde falaram sobre o impacto dessas participações em suas carreiras.

Segundo a diretora da Francal, Maria Amélia Abdala, ainda há ajustes a fazer (como o barulho excessivo dentro da área expositiva), mas a direção que a feira tomou se provou acertada devido aos resultados finais que o evento atingiu e às críticas positivas que a grande maior parte manifestou. Para ela, o evento acabou se transformando num mini festival, linha que deverá crescer nos próximos anos. O volume de negócios realizado durante a feira chegou aos 240 milhões de reais e foram mais de 320 horas de apresentações musicais para um público de mais de 42 mil pessoas! Oh yeah!!! (risos)

Quero agradecer imensamente ao Grupo Estúdio Brasil que patrocinou arealização da minha cobertura da Expomusic deste ano e desejo profundamente que os próximos anos sejam sempre melhores e mais fortes!

Com alegria do sucesso desta iniciativa e esperança renovada no futuro da música brasileira, despeço-me desejando a todos um ótimo e revigorante final de semana, repleto de muita consciência político, porque nesse domingo (02/Out) vamos escolher as direções políticas de todas as cidades brasileiras! Boa sorte a todos! Boa sorte Brasil!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4387

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.