Áudio livros podem ser uma boa opção!

audio-livros-podem-ser-uma-boa-opcao

Ultimamente tenho viajado muito e percebido cada vez mais o desperdício de tempo em todas as vezes que fico em trânsito ou mesmo, no trânsito! (risos)

Ouvir música ou ao noticiário e ler são ótimas opções, mas a audição de canções costuma ser repetitiva, visto a frequência que escolhemos os artistas e bandas dos quais somos fãs.

Por sua vez, os noticiários inúmeras vezes acabam por nos deixar indignados, deprimidos ou mesmo dá náuseas e ler, só é possível quando não estamos ao volante.

Desta forma tenho optado uma alternativa ainda não tão usual e não tão difundida, que são os “áudio livros” ou em inglês, “audiobooks”.

Como os próprios nomes expressam, apenas se trata de livros que foram produzidos inicialmente em texto escrito, mas que ganharam versões declamadas para se ouvir, o que possibilita fazer inúmeras atividades enquanto se obtém o conhecimento e as informações de grandes títulos e de renomados autores da literatura mundial.

Por exemplo: Você pode fazer jardinagem enquanto ouve obras de William Shakespeare. Também é possível correr na esteira, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada enquanto se escuta os diálogos de Platão.

Já sei, estou pegando pesado quanto aos autores, não é?! (risos) Mas não se preocupe, porque a quantidade de títulos já disponíveis hoje em dia é imensa! E tem romances clássicos, poesias, piadas, livros de autoajuda, biografias, história, filosofia, ciência e religião, medicina, nutrição e saúde, e também inúmeros volumes técnicos, como teoria musical, aprendizado de línguas estrangeiras e até mesmo do português, administração e gestão de pessoal e de projetos, direito e referentes a outras diversas profissões.

Para as mamães e papais, também há um volume imenso de títulos infantis!

Por esses dias, estive conversando com um grande amigo (que é advogado) e ele ainda não conhecia essa tecnologia, motivo pelo qual decidi pautar esse tema, visto que têm sido de grande utilidade para mim.

Desta forma, consegui fazer duas coisas ao mesmo tempo, como por exemplo; me locomover e melhorar o meu inglês.

Há inclusive grandes editoras que enveredaram para esse ramo e que comercializam os volumes. As mais famosas são a Universidade Falada e a Livro Falante, que têm locuções (ou declamações) realizadas por grandes artistas, como é o caso do ex-âncora do Jornal Nacional da Rede Globo, o jornalista Cid Moreira e, do humorista e músico Rafael Cortez, que por um bom tempo participou do programa CQC, exibido pela Rede Bandeirantes.

Em geral, as qualidades das locuções e do áudio são boas, mas tive casos de não conseguir ouvir um livro por completo dado que o locutor não agradou, mas algo semelhante também já aconteceu com livros que comecei a ler e desgostei da história ou mesmo da forma da redação, então… Não vi nada que tenha fugido da normalidade!

Para quem gostaria de experimentar antes de sair comprando exemplares, deixo a dica para que procurem no Youtube, porque lá existem inúmeros títulos que podem ser ouvidos gratuitamente!

Com esta dica cultural para intelectualizar tarefas meramente braçais, eu me despeço desejando a todos um ótimo, divertido e muito cultural final de semana a todos!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4399

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.