La Fiesta Latina rolou em SP!

dscf5683

Com shows de grandes artistas caribenhos, o Bourbon Street acaba de realizar mais uma edição do projeto Fiesta Latina!

Ao todo, pude cobrir quatro noites de shows, sendo que a primeira foi com a banda de Pedro Colina, que recebeu o renomado cantor cubano, El Gabo. Essa noite contou com aulas de salsa, merengue e mambo (o que acontece todos os domingos no Bourbon Street) e o momento especial foi quando Pedro La Colina entregou uma placa comemorativa a El Gabo durante show, em homenagem à obra e vida deste grande artista!

O segundo domingo contou com o show do trompetista Jorge Ceruto e sua banda, que recebeu o pianista cubano, Pepe Cisneros, como convidado especial. Este dia foi mais introspectivo, com canções intimistas, mesmo dentro do animado universo musical da salsa e do mambo!

O terceiro dia da Fiesta Latina foi surreal! Desta vez foi o grupo Batanga & Cia fez o show e orquestrou a plateia com total maestria, de forma animadíssima e com muita energia! Testemunhei centenas de pessoas dançarem, dançarem e dançarem… Divertindo-se até quase a exaustão! (risos) No final do show os músicos pegaram vários instrumentos de percussão, desceram do palco e tocaram em meio ao povo que se aglutinou ao redor deles! Foi memorável ver, ouvir e sentir todo o astral que aconteceu nesta noite!

O quarto e, último, dia de shows não poderia deixar de ser especial! Nele, o cubano Pedro La Colina retornou com sua banda e receberam a participação da célebre cantora brasileira, Graça Cunha. Como sempre, houve a aula de salsa que precedeu o show e o público já aquecido vibrou com o início da música ao vivo. Para mim, o ponto alto foi quando a eles tocaram a música “Chiclete com Banana” (composta por Gilberto Gil) com arranjo latinizado e repleto por elementos caribenhos, sobre o qual Graça Cunha cantou maravilhosamente bem com a sua voz forte e grave!

Ao entrevistar todos os artistas e os professores de dança colhi sempre as mesmas impressões: Que a música brasileira e a música cubana combinam perfeitamente e se encontram em diversas oportunidades nos elementos rítmicos e da percussão. Que ambas as culturas são alegres e a dança é um grande elo entre os povos caribenhos e sul americanos. Por fim, que é importantíssimo o intercâmbio das músicas do Brasil e de Cuba, visto a riqueza de ambas e dos resultados fantásticos que esses encontros promovem!

Acredito piamente sobre tudo isso e manifesto minha alegria e gratidão por ter estado nesse projeto, vendo, ouvindo e vivenciando tamanha riqueza! Acho que esses encontros de culturas deveriam acontecer o tempo todo e apesar de hoje termos o contato virtual da Internet, somente ao vivo temos melhores condições para observar detalhes e dimensionar exatamente os acontecimentos!

Quero parabenizar o Bourbon Street por mais esse exímio projeto realizado em parceria com o Bando do Brasil, assim como a todos os artistas, músicos, professores e público que nele dançaram, tocaram e cantaram, por que: Foi demais! (risos)

Mais uma vez me despeço com a alegria de trazer ótima música a estas linhas e deixo o convite para que pesquisem o ouçam as obras dos nomes citados neste texto.

Que todos nós tenhamos um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4403

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.