Música digital pra dentro da cabeça!

musica-digital

É mais do que sabido e experimentado que todos nós vivemos em um mundo repleto de coisas digitais. Estamos cercados por aparelhos de todos os tipos, tamanhos e formatos, destinados a todos os gostos e bolsos e que fazem de tudo!

Mesmo assim, há áreas específicas que detém inovações pontuais e somente quem trabalha ou acompanha de perto tais assuntos, consegue ficar atualizado quanto às novidades que surgem a todo instante.

Desta forma, trago a estas linhas dois softwares que já não são tão recentes, mas que vêm ganhando força e notoriedade nos últimos tempos e com isso estão modificando a forma com a qual as pessoas podem ouvir música.

Falo do Spotify e do Deezer, plataformas assemelhadas ao I Tunes da Apple e, que servem em quaisquer sistemas operacionais, ou seja: funcionam em celulares com Android ou IOS, em tablets e também em computadores com Windows ou da Apple.

Mas qual é a novidade, se já existem sites de música há muito tempo? A resposta se dá por conta das funções e facilidades que esses aplicativos oferecem.

A primeira delas é o acervo de músicas, de artistas e bandas que eles têm, reunindo todos os estilos musicais e aglutinando os nomes mais famosos com os artistas independentes (aqueles que não têm gravadoras) e que dificilmente seriam encontrados pelo público.

Além da discoteca tão vasta, esses novos serviços classificam os artistas e suas músicas de acordo com seus estilos musicais, possibilitando a escolha de rádios por gênero musical. Essa é uma das facetas mais interessantes dessas novas tecnologias porque ela mistura canções consagradas com as de novos artistas, auxiliando as pessoas a descobrirem diversas novidades. E não pára por aí, porque conforme cada usuário rejeita ou assimila uma nova música, artista ou banda, suas rádios vão sendo personalizadas de acordo com o gosto de cada indivíduo.

Como sou músico, faço a coberturas de eventos musicais e também escrevo sobre música, utilizo muito essas ferramentas, que tornam instantâneas as minhas pesquisas. Basta entrar no site ou aplicativo e digitar o nome do artista ou da banda para encontrar toda a discografia que está procurando.

Sim, ainda há alguns artistas que não estão nessas plataformas, mas outro fenômeno que venho acompanhando é o ingresso maciço da grande maior parte dos músicos independentes em disponibilizar suas obras ao público, através dessas plataformas.

E agora vem a melhor parte: Tudo isso é oferecido gratuitamente por essas empresas! Basta entrar no Play Store do seu celular ou tablet, ou mesmo pesquisar no Google pelo computador e, baixar e instalar esses aplicativos gratuitamente, apesar de também haverem planos pagos à disposição. A diferença entre os tipos de contas (paga e gratuita) é que na última há a veiculação de propagandas, semelhante ao que as rádios abertas fazem.

Desta forma, deixo o convite para experimentem tais plataformas e serviços, porque realmente facilitam muito o acesso das pessoas às músicas e permitem que se navegue pelo enorme universo sonoro de tantas e tão diversas músicas! Das mais consagradas até às novidades nunca ouvidas!

Aproveito para me despedir desejando a todos mais um ótimo, revigorante e muito divertido final de semana!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4410

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.