Vida longa e próspera a Blaxtream (o mais novo selo de jazz do Brasil)!!!

Foto: Alisson Sbrana - @Alifas

Foto: Alisson Sbrana – @Alifas

Na última sexta-feira (30 de Junho) houve a festa de lançamento do selo Blaxtream, no bar Jazz Nos Fundos (em São Paulo), coroando o nascimento do mais novo empreendimento fonográfico de jazz no Brasil.

Esse é o resultado de um trabalho de dois anos, nos quais foram cuidados os aspectos burocráticos, comerciais e de parcerias, além da formatação do modelo de negócio e das gravações de quatro álbuns de estreia! São eles:

O CD “Retratos”, do grupo “Ludere”, que é um quarteto de jazz contemporâneo formado pelo pianista Philippe Baden Powell (filho do ícone brasileiro Baden Powell) em conjunto com Rubinho Antunes (trompetista de Ribeirão Preto), Daniel De Paula (bateristas da nova cena de jazz brasileira) e Bruno Barbosa (contrabaixista de Ribeirão Preto).

O disco “Parceria” de Paulo Almeida, que é um dos grandes bateristas que surgiram nos últimos anos e lidera o quarteto composto pelo pianista Salomão Soares (escolhido para se apresentar no principal festival de Jazz do mundo – Montreaux), o saxofonista Jota P (que toca com Hermeto Pascoal) e pelo contrabaixista, Bruno Migotto.

O terceiro álbum é o “Resiliência” do aclamado guitarrista Vinícius Gomes, que é acompanhado por um quinteto formado pelo baterista Edu Ribeiro (um dos poucos brasileiros que conquistaram Grammys Americanos e Latinos), pelo contrabaixista Bruno Migotto, por Rodrigo Ursaia (saxofonista) e, também pelo requisitado pianista e arranjador, Gustavo Bugni.

O quarto disco recém-lançado é o “Método do Acaso”, de Fabio Gouvea, que é guitarrista e multi-instrumentista com carreira internacional, já tendo tocado com grandes nomes do Jazz mundial e gravados dois discos no icônico estúdio “Avatar”, em NYC. Ele também é integrante do “Trio Curupira”, um dos mais representativos grupos brasileiros. Nesse disco, Fábio é acompanhado por Cléber Almeida (baterista/multi-instrumentista, também integrante do “Trio Curupira”), Felipe Brisola (contrabaixista), Beto Corrêa (pianista) e Dô De Carvalho (saxofonista e flautista).

Voltemos ao selo Blaxtream!

O que mais me chamou a atenção é o modelo de negócio da gravadora, onde a empresa realmente participa da gravação dos álbuns, acompanhando o processo de produção dos CDs do início ao término! Outro fator que chama muito a atenção é a forma de distribuição dos áudios, que é totalmente gratuita! Isso mesmo: De graça! (risos)

Thiago Monteiro (diretor da Blaxtream) conta que conseguiu firmar parcerias com patrocinadores para possibilitar oferecer todo esse conteúdo musical de forma gratuita para o público. Ele também explica que o pilar centrar da gravadora é promover a interação, educação e a difusão da cultura musical ligada ao jazz e à música instrumental brasileira, onde não só as músicas estarão disponíveis, mas também as partituras das obras, vídeo aulas e demais conteúdos musicais técnicos e didáticos.

O próximo passo é o lançamento de 10 vídeos (ainda a definir se a cada 15 dias ou mensalmente) que trarão intercâmbios internacionais com músicos de diversas partes do mundo, onde eles terão suas performances gravadas nos próprios locais e posteriormente juntadas (de forma digital) aqui pelo pessoal da gravadora, para posteriormente serem publicadas para o grande público.

Thiago ainda ressalta seus agradecimentos à Cervejaria Colorado (cervejariacolorado.com.br) que patrocinou toda essa iniciativa, bem como a todos os músicos que participaram do projeto e aos demais apoiadores: Rede de Hotéis Plaza Inn, Estúdio Rivière, Intermezzo, Multigraph e à Fnac!

Interessou?! Então segue o site oficial da gravadora (blaxtream.com) e o nome de suas redes sociais que é igual para todas (Facebook, Instagram e Twiiter) – @blaxtream. Aproveito para sugerir que ouçam os discos aqui citados nas plataformas de streaming digital (Spotify, Apple Music, Google Play e Deezer, entre outras)!

Mais uma vez me despeço com a alegria de pautar outra relevante iniciativa musical e desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4629

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.