Exposição Sobre o Nirvana Acaba de Chegar em SP!!!

O Brasil está recebendo a exposição “Taking Punk To The Masses”, que veio diretamente dos Estados Unidos com duzentas peças originais e demais objetos do acervo da antológica e revolucionária banda, “Nirvana”!

A conexão foi direta entre Seattle (cidade da costa oeste dos USA onde essa mostra ficou por 6 anos e recebeu mais de 3 milhões de visitantes) e o Rio de Janeiro, onde a primeira temporada da exposição foi extremamente bem sucedida.

Agora ela chega a São Paulo, instalada no “Lounge da Bienal”, que fica no Parque Ibirapuera (bem no coração da capital paulista), onde vai permanecer até o dia 12 de dezembro e pode ser visitada pelo grande público, com ingressos a preços populares (de R$ 25,00 a  R$  35,00).

Estive presente na abertura da exposição sobre o Nirvana em SP, quando artistas e a imprensa puderam realizar uma visita monitorada pessoalmente pelo seu curador norte-americano, “Jacob McMurray”.

Durante essa experiência vi diversos itens que fizeram parte da história da música mundial (e da minha própria), sobretudo da cena musical grunge, que revolucionou todo o panorama mundial a partir do início da década de 1990.

Dentre as diversas peças expostas, lá estavam os instrumentos originais que os integrantes do Nirvana tocavam em seus shows, ensaios e gravações e, dentre eles estavam as diversas guitarras quebradas por “Kurt Cobain” (o famoso e irreverente líder da banda, que se suicidou em 1994).

Como guitarrista, pensei que acharia nas guitarras os pontos mais interessantes, mas não podia estar mais errado… A verdade é que quebrar esses instrumentos era um hábito de “Kurt” e esteve presente desde seu primeiro show, quando ele destruiu seu instrumento sem mesmo ter dinheiro para comprar outro, nos contou “Jacob”.

Então foi andando pelos corredores da exposição que percebi a quantidade de ideias e conceitos que o Nirvana tinha (e ainda tem em sua obra gravada e publicada)! Sim, lá estavam fotos inesquecíveis, como a da capa do disco “Nevermind”, que tem um bebê dentro de uma piscina, sendo pescado por uma nota de 1 dólar!

Também estavam lá dois manequins alados e incríveis, que reproduziam a ilustração da capa do álbum “In Utero”, que têm partes da estética normal das pessoas, misturadas com partes descobertas pela pele que mostram a anatomia dos órgãos internos, ossos e músculos. No momento em que me deparei com tamanha criatividade eu simplesmente “pasmei” e pensei: “Cara! Que genial isso!”

Mas dentre as duas centenas de itens, o que mais realmente me chamou a atenção foi o casado perde escuro com o qual todos nós víamos “Kurt” com frequência! Sim, aquele casaco de lã surrado e bem desbeiçado onde o astro da música adentrava, parecia ainda conter sua energia! Parei em frente a essa peça de roupa e nitidamente tive a visão de “Cobain” o usando em seu dia-a-dia, para as tarefas menos pretenciosas (como assistir TV, dormir, tomar café da manhã e até mesmo ir ao banheiro) e depois disso embarcando em voos pelo mundo afora e subindo nos maiores palcos do rock, tudo com o mesmo casaco! Aí fica a pergunta: O hábito não faz o monge, ou faz?!

O que posso dizer é que, gostando ou não da música do Nirvana ou do próprio “Kurt Cobain”, essa banda e aquelas pessoas deram tudo de si, até que suas energias realmente transbordassem pelos seus discos e talvez isso é o que tenha esgotado “Kurt”… Contudo, “Jacob McMurray” fez questão de mencionar inúmeras vezes o humor que ele encontrou na história da banda e nas pessoas que a compuseram e, nesse sentido posso dizer que o ambiente da Exposição realmente tem uma energia bem legal!

Vale salientar que essa é uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura, patrocinada pela Samsung através da plataforma Samsung Rock Exhibition (que também trouxe a exposição sobre Jimi Hendrix em 2015), criada e realizada pela Dançar Marketing, que também realiza diversas outras importantes iniciativas nas áreas musical e cultural!

Interessou?! Então é só dar um “Google” no nome da exposição e ir vista-la, porque vale muito à pena!

Desta forma, despeço-me com a alegria de poder pautar mais um importante acontecimento musical e findo desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana!

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4671

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.