A matéria da cultura imaterial!

O uso da matéria para realizar produções imateriais é bastante desconhecido ou ignorado por muitas pessoas.

Ao vermos casos expressivos de músicos que aprenderam a tocar praticamente sozinhos e posteriormente se destacaram de forma descomunal como instrumentistas, isso fica nítido.

O fator preponderante para que isso pudesse e ainda possa acontecer é o “acesso” aos instrumentos musicais. Na verdade, o simples contato com esses objetos já proporcionou obras valiosíssimas para a humanidade!

O que seria da guitarra sem o Jimi Hendrix? Do saxofone sem o John Coltrane? Do trompete sem o Miles Davis? Do swing musical sem o piano de Ray Charles e do Steve Wonder? Do violão de blues sem o Robert Johnson? E por aí vai…

Mas Nando, porque você só mencionou músicos americanos? E porque todos negros?

Porque enquanto na Europa os instrumentos eram achados em grandes conservatórios musicais, cuja tradição havia montado todo um formato acadêmico, nos Estados Unidos; instrumentos similares, porém de qualidade inferior, foram levados pelos imigrantes europeus e muitas vezes largados aqui, ali e lá… Proporcionando um acesso menos direcionado pela teoria e técnicas formais da música, contudo mais espontâneo, dado que não havia tantos conservatórios.

Isso aconteceu devido à pobreza dessa classe segregada.

Mas Nando, porque você não mencionou os músicos negros e pobres do Brasil, já que eles também passaram pelo processo de escravidão?

Porque no Brasil não houve o contato com tantos tipos de instrumentos. Para cá vieram basicamente os instrumentos de cordas, como o violão, viola, cavaquinho e bandolim (quase todos de origem ibérica) e os de percussão, que na verdade foram produzidos aqui mesmo, com a tecnologia trazida prioritariamente pelos próprios negros africanos.

Mas nos USA a pluralidade de tipos de instrumentos é enorme. A música folclórica de New Orleans por exemplo; o jazz, blues, folk, spiritual, funk, r&b e outros gêneros, possuem instrumentos típicos de grandes orquestras, tanto filarmônicas como sinfônicas! Basta digitar os nomes desses estilos na Internet e é fácil encontrar gravações antiquíssimas que contém contrabaixo de orquestra, trombone, tuba (que é um instrumento de sopro com notas graves como as dos baixos), assim como órgãos, pianos, violas clássicas, violinos e tudo mais que se encontra na música erudita.

Então fica fácil de perceber que o acesso a esse universo amplo e rico de instrumentos, findou por originar inúmeros estilos musicais, o que por consequência destacou grandes expoentes da música mundial. Verdadeiros gênios!

Foram esses objetos materiais que estavam simplesmente disponíveis, que se mesclaram com as pessoas que os pegaram e os tocaram e, ajudaram de forma simbiótica a gerar toda essa cultura sonora, que é “imaterial”!

Você pode pegar em instrumento musical ou em um aparelho de som, mas tente pegar em uma música!!! O som é uma vibração transmitida normalmente pelo ar e ele não tem materialidade (nem peso, nem massa, nem tamanho!). O som e a música só têm duração! Começa, acontece e acaba!

Mas se não fosse a disponibilidade de todos esses instrumentos materiais para às mãos, bocas, braços, pés e cérebros materiais das pessoas, as ideias imateriais não teriam produzido o patrimônio mais sublime que os homens podem fazer: a cultura!

O que é um papel com algo escrito? Se for escrito a lápis é só carvão em cima da folha e se for à caneta, é só tinta na página! Ali não tem nada que tenha sentido por si, só… Quem aplica e colhe o sentido na grafia são as pessoas! O raciocínio é o mesmo para os instrumentos musicais. São objetos materiais que funcionam para dar vazão às criações imateriais humanas.

E porque escrevi tudo isso? Porque o Brasil precisa abastecer as pessoas com esses objetos para que elas os usem e produzam! Não pode faltar o acesso a esse universo rico e mágico! Se faltar, já sabemos como as coisas ficam… E não é nada bom!

Mais cultura, mais acesso e posteriormente, mais resultados! O abstrato precisa do substrato! O concreto, não!

Que todos tenham um ótimo, divertido e revigorante final de semana!

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=4976

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.