S.W.U. – Começa com você!

S.W.U. - Festival

O Festival SWU foi uma das maiores e melhores realizações na área artística (especialmente musical), dos últimos anos de nosso país e trouxe um volume de apresentações macroscópicas que só para citá-las acabaria com o espaço deste artigo. Entregando o prometido, muitos questionamentos sobre sua organização já deveriam ter caído por terra.

Acompanhei o pré, o durante e o pós-festival e surpreendentemente encontrei críticas e cobranças descabidas relacionadas ao caráter sustentável do projeto que lhe atribuíam soluções completas para as questões ambientais. Hello!! A conscientização por si só já é um “grande” passo!

Público do S.W.U - Festival na arena MAEDA em Itú/SP

Com as atrações que conseguiram, a produção poderia ter feito um festival meramente comercial e sem se envolver com nenhuma causa. Lembra dos grandes festivais de rock das famosas marcas de cigarros?! Esses “incentivavam” o aumento da emissão de carbono e de forma cancerígena!

Será que há quem pense ser dono das causas ecológicas e se aflija ao vê-las expostas na macro-mídia? Penso que isso deria ser positivo!

O SWU (Starts With You – começa com você) acoplou em toda a sua mídia a mensagem de que cada um pode contribuir com o meio ambiente em pequenas ações, seja recusando sacolinhas plásticas, seja retirando o carregador de celular da tomada após o tempo de recarga. Multiplique isso por 200 milhões de habitantes e entenderá o poder dessa conscientização.

O Festival

O SWU demonstrou compromisso e coragem ao se expor às implicações das questões da sustentabilidade. Ele abrigou uma usina de reciclagem e abriu mão da comercialização das 30 toneladas de lixo produzido no evento (700 mil latas) em prol da Cooperativa de Recicláveis de Itu, um envolvimento generoso com a cidade anfitriã.

Um palco menor acolheu os shows de artistas que ainda buscam o reconhecimento do grande público. Iniciativa de fomento à arte e valorização de novos talentos.

A multiplicidade artístico-cultural do festival ainda contou com instalações e exposições de artes plásticas e fotografia, seguidas do fórum sobre sustentabilidade que antecedeu os shows, diversas entre outras coisas. Sugiro que vejam mais sobre o festival: www.swu.com.br.

Sim, alguns percalços sempre acontecem, mas obtive da organização que a tônica desta edição foi o aprendizado e que o já anunciado SWU 2011 virá melhorado, mas cá entre nós: Como reclamam de barriga cheia! (Risos).

Parabéns pelo festival e até o ano que vem. Viva a arte!

.

Veja como na revista – SWU / PDF

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=616

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.