Continua o 12º Bourbon Street Fest 2014!!!

Continua o 12º Bourbon Street Fest 2014!!!

Continua o 12º Bourbon Street Fest 2014, o epicentro geológico da boa música que literalmente está fazendo a terra tremer sob o swing do jazz, soul, funk (original dos USA), blues e rock juntamente com os passos agitados do público que não consegue parar de dançar, embalados por toda essa música envolvente!

Iniciado no último sábado (16/08), com quatro shows internacionais gratuitos no Parque Ibirapuera, o festival seguiu com apresentações na casa de shows, Bourbon Street Music Club (www.bourbonstreet.com.br) e em mais três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília e pela primeira vez em Goiânia!

Todos os shows têm sido memoráveis (como costumeiramente acontece nos últimos 12 anos) e seria redundância falar da qualidade das atrações, no caso dos artistas serem de amplo conhecimento do público, mas como esse não é o caso (por se tratar de atrações internacionais e pela grande mídia brasileira vitimar o Brasil priorizando apenas interesses mercadológicos no tocante à música), aqui vão algumas anotações:

Todos os shows foram trazidos diretamente de New Orleans – USA, cuja cultura tem forte semelhança e compatibilidade com a brasileira devido à sua origem escravagista. Ou seja: A alegria, culinária, tradições, religião, esoterismo e a “música” também têm o tempero e pulso fortes e dançantes da população negra que há séculos atrás fora trazida da África para o trabalho escravo nas Américas.

Outro ponto de encontro entre a cultura de New Orleans e a brasileira é que ambas também tiveram forte influência das heranças latinas vindas da Europa. No caso do Brasil ficou por conta da colonização portuguesa e de lá, foi devido à colonização francesa (antes dos ingleses os expulsar). Historicamente a França e Portugal têm herança latina, por terem sido territórios romanos que tinham o latim como língua natal e forte influência da cultura mediterrânea.

Ou seja, tanto o Brasil como a região de New Orleans (que fica no estado Luisiana nos Estados Unidos) são um amálgama multicultural e multirracial que fundem as heranças coloniais europeias latinas, às fortes e ancestrais tradições e culturas africanas, com uma miscigenação indígena local, somado aos aspectos cosmopolitas por terem grandes cidades portuárias que promoviam o encontro de pessoas do mundo todo! Desses caldeirões saíram o samba, o jazz, o blues, o soul, o baião, o maracatu (entre diversos outros estilos musicais) e os melhores carnavais do mundo!

De posse dessa riqueza enorme, o 12º Bourbon Street Fest 2014 continua hoje (sexta-feira) e vai até o domingo com outro grande desfecho no Parque Ibirapuera, com outra sequência memorável de 4 shows gratuitos, ao ar livre e totalmente abertos ao público!

No artigo anterior discorri mais amplamente sobre todas as atrações do festival (uma a uma) e aqui deixo o link daquele texto, onde poderão conferir essas informações adicionais: www.nandopires.com.br/blog/?p=3710

Como a agenda do festival é enorme, repleta de sequências de shows (nenhum dia teve apenas uma apresentação) e distribuídas por diversas localidades, também deixo o site oficial do evento para que possam conferir toda a sua diversidade e para que se programem e desfrutem do maior e mais esperado festival anual de música negra norte americana do Brasil! www.bourbonstreetfest.com.br

Deixo meu sincero convite para venham desfrutar dessa música maravilhosa que aporta por aqui apenas uma vez por ano e fico feliz em me despedir em meio à cobertura dessa grande iniciativa sociocultural, artística e musical que ano após ano vem contribuindo intelectualmente e divertindo tanta gente!

Interessou?! Então cola lá! (risos)

Novamente me despeço desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana, desta vez ao vivo, a cores e musicado pelo 12º Bourbon Street Fest 2014: Yeah!!!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3716

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.